O senhor tem afinidade com o cavalo. E muita experiencia. Tem este centro de treinamento há 20 anos. Montou os melhores cavalos da raça,montou oque tinha de melhor. Desses todos, qual é o melhor cavalo?
_ Entonce, o meu cavalo, embora não tivessemosos requisitos de prova que temos hoje, é o ITAÌ TUPAMBAÈ ( Vencedor do Freio de Ouro 83 ). Domei o itaícampeiramente, como costumava domar. Mas era um cavalo que a gente montava e eu costumava cuidar o guidon, era o freio, a redea, porque ele vinha. Não era um cavalopra tocar com espora. Era um grande cavalo! Me marcou muito !!! Depois domei o Nobre ( vencedor do Freio de Ouro 90 ), irmão inteiro do itaí, mas de temperamento diferente. Embora, claro, quando domei o Nobre foi inspirado no Freio, já procurando trabalhar a andadura.
O senhor falou da doma campeira e depois da doma mais direcionada para o freio. O que mudouno seu trabalho? O senhor vem da tradição campeira, embora sua doma fizesse uma doma campeira mais refinada, com o que o senhor aprendeu no exército, e depois passou a preparar cavalos para as provas. Como o senhor adaptou?
_ Exatamente passei a domar direcionando para o Freio. Por exemplo: a andadura. Antigamente, a gente montava num bagual e procurava que saisse troteando. Hoje não. Tem montar e fazer o cavalo caminhar, e quando a gente precisar e exigir dele, ter cavalo. Mas procurar as andaduras.
O Freio foi uma revolução na raça. Como o senhor ve a mudança no tipo de cavalo?
_ Acho que mudou tudo. O tipo de cavalo nosso mudou com a entrada do cardal, que embelezou. O cardal era pequenote, mas de cabeça bonita, alinhada. Mas o que mudou totalmente foi a entrada dos cavalos Chilenos.
O que mudou basicamente no cavalo?
_ Acho que tudo. O Hornero não foi apenas um grande pai não só funcionalmente mas também morfológicamente. Botou grandes campeões, tanto macho como fêmea. Aliveanou o pescoço, melhorou a cabeça. Foi um cavalo maravilhoso!
No primeiro Freio, como o senhoir disse, eram três animais com chance. Como o senhor vê o freio?
_ Muito mais parelho!! Hoje tudo é profissional. è cavalo, é cavaleiro, as provas. Tudo é de profissional.
Perda ou Ganho?
_ È um ganho.
O senhor também foi que iniciou encilhar de um geito diferente.
Como foi isso?
_ Aqui em Bagé quando cheguei encilhavam tudo atrasado ( acincha apertada do meio para tras, na barriga ). Quando eu cheguei e apertava no osso do peito, tinha gente que era para puxar boi do barro. Que a gente, Claro, bota os arreios pra frente pra tocar a cincha. Mas procurando o centro de gravidade. E hoje Não é eu, hoje todo mundo sabe que temos que procurar o centro de gravidade. Por que um jóquei procura as cruz do cavalo? Pra deixar o cavalo mais solto.